Abdominoplastia

A Abdominoplastia é o procedimento indicado quando há uma flacidez mais acentuada na região abdominal que não consegue ser corrigida pela lipoaspiração, mesmo com o uso de tecnologias.

Neste procedimento, podemos retirar o excesso de pele e gordura na região abaixo do umbigo e esticar essa pele, deixando o abdome mais liso e definido.

Durante o procedimento, também é possível corrigir algumas hérnias, como a hérnia umbilical, inguinal, hérnias incisionais (causadas por cirurgias prévias, como a cirurgia bariátrica), além de permitir também a correção do afastamento dos músculos retos abdominais ou diástase de retos abdominais, que podem ser causados pela obesidade ou pelas gestações.

Além disso, juntamente com a pele retirada, podemos remover estrias e cicatrizes, como a cicatriz da cesariana. Em geral, é desenhado um novo umbigo com bastante cuidado, para que essa cicatriz fique pequena e escondida, não permitindo que se identifique que foi realizada uma cirurgia.

Em alguns casos, quando a flacidez abdominal ocorre apenas abaixo do umbigo, podemos recorrer à miniabdominoplastia, utilizando uma incisão menor e evitando a manipulação da região umbilical.

A escolha de qual tipo de cicatriz será realizada depende da expectativa e do quadro clínico de cada paciente e deve ser avaliada durante a consulta.

A recuperação é pouco dolorosa, e as pacientes geralmente costumam retornar às atividades normais depois de 14 dias.